março 2023

Conheça o novo conselheiro do Crea-PR da Regional Apucarana

O engenheiro da computação e de segurança do trabalho Michael Abil Russ Geraix passa a participar da Câmara de Elétrica do Conselho

O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ (Crea-PR) passa a contar com um novo conselheiro em 2023 pertencente à regional Apucarana. O Engenheiro de Computação e de Segurança do Trabalho, Michael Abil Russ Geraix, que ocupa uma cadeira como Conselheiro Titular pela primeira vez, é formado desde 2004 pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e pós-graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em Engenharia de Segurança do Trabalho. Ele ocupa a vaga deixada pelo Engenheiro Eletricista Ricardo Toyama. “Atuei bastante tempo como perito judicial e em empresas de diversos ramos como moveleiras, saúde, metalúrgicas. Meu pai, Fauzi Geraix Filho, foi coordenador da Câmara de Elétrica”, comenta. "Estou representando a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (Asenarag), da qual já fui diretor, na Câmara de Elétrica. No sistema Confea/Crea, a Engenharia de Computação é enquadrada como uma área da modalidade Engenharia Eletrica.

“A expectativa como Conselheiro é ajudar na valorização do profissional, garantir uma melhor segurança da sociedade e representar e defender a Câmara de Elétrica”, pontua.

Conselhos e a renovação do terço

A função de Conselheiro do Crea-PR é honorífica e considerada serviço relevante prestado à sociedade. Isso porque o profissional assume a missão exercendo o papel de defensor da coletividade na exigência da responsabilidade técnica profissional, com respeito à habilitação para a execução ou elaboração de obras ou serviços das Engenharias, Agronomia e Geociências, de maneira a coibir abusos de ação perniciosa de pessoas inabilitadas que não possuem a necessária e adequada formação técnico-profissional e de corrigir as distorções da prática profissional imprópria.

O Crea-PR conta com 144 Conselheiros, dos quais 102 são representantes das Entidades de Classe de Profissionais de nível superior e 42 de Instituições de Ensino Superior. A troca de uma parte dos Conselheiros é conhecida como Renovação do Terço, e acontece anualmente (a deste ano está acontecendo nesta semana). Em 2023, são 45 novos Conselheiros, que tomam posse durante a primeira sessão Plenária do ano na quarta-feira, 25.

Para o Gerente da Regional Apucarana do Crea-PR, Engenheiro Civil Jeferson Antonio Ubiali, com a renovação do terço, “a ideia é ter um Conselho formado por representações doa diversos segmentos para ter pluralidade, ser o mais abrangente possível e diminuir ao máximo os conflitos”, afirma. Na visão dele, “o que está sendo percebido nessas últimas renovações é que profissionais mais novos de carreira têm se apresentado para o Conselho”, diz.

Ubiali coloca ainda que “o Conselho é formado por diversas representações:  sociedade civil, Entidades de Classe de todas as regiões e representantes das Instituições Ensino. "Nós temos uma representação bastante variada, de diversos segmentos para darmos pluralidade às discussões,  termos diversas visões frente a um mesmo problema e uma discussão mais profunda”, finaliza.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.